Em 2005 foram descartadas 767.503 toneladas de plástico no Brasil. O plástico é um sério problema, a produção é muito barata e ele pode ser usado para fazer muitas coisas. Mas ele é feito de petróleo, que pode poluir ou causar intoxicações. Além disso, pode demorar até 500 anos para se decompor.
Muitas coisas são produzidas com plástico: embalagens, eletrodomésticos, materiais para construção civil entre outros objetos. Na hora de jogar fora algo feito de plástico fora, devemos pensar no mal que ele pode causar a natureza e separá-lo e mandar para a reciclagem, ou levar direto para as cooperativas ou entregar para os catadores de recicláveis.
Existem três maneiras para se reciclar o plástico: a reciclagem química, a reciclagem energética e a reciclagem mecãnica. Os dois primeiros tipos são mais caros e mais difííceis de serem implantados. A reciclagem mecânica é a mais fácil e barata de ser realizada. Veja quais são as etapas:
- Os plásticos são separados e coletados;
- São separados de acordo com o tipo;
- Eles são limpos para retirar restos dos conteúdos e outras sujeiras;
- Entram em uma máquina, onde são derretidos e transformados em pequenos grãos, que são enviados para empresas produzirem novos produtos.